Friday, January 06, 2006

O culto do suspense

Tenho uma coisa para te contar que já ta devia ter contado há mais tempo... Já tentei contar-ta mas depois perco sempre a coragem. Mas... também não a quero contar aqui neste corredor cheio de gente.
Transpiração! transpiração é o que me acomete nestes momentos. Tem de haver sempre alguma coisa por contar! pior do que isso, alguma coisa que deveria ter sido contada de início. Percorro quase sempre os mesmos caminhos mentais tentando antever qualquer possível novidade. Imagino tudo ou quase tudo. Não entendo como há sempre coisas que não são contadas logo de início se de início a perda que a verdade nos pode provocar é infinitamente menor que em outro momento qualquer, não é assim?
O “tenho uma coisa para te contar que já ta devia ter contado há mais tempo” dela fez-me olhá-la duas vezes. Não! reflecti, irá dizer-me que um dia já foi um homem? Da segunda vez que a mirei apercebi-me quão obtusa era a possibilidade tais eram vincados os seus traços femininos. Pelo sim pelo não não deixei repousar o meu olhar, e muito menos o meu espírito, procurando qualquer sinal que evidenciasse tal mutação. Nada! Meti bigode e tirei bigode. Adelgacei-lhe as ancas. Farto, tirei-lhe um pouco ao busto. Dei-lhe uma pitada de rugosidade às mãos. Pus a menina a marchar para lhe analisar os movimentos. Nã... Homem ela nunca foi! ponho a minha mão no fogo, mas só a mão! - Nunca arrisco as outras variantes, como, e a título de exemplo, o “ponho o meu pescoço no cepo”, é que com uma mão queimada ainda se vive, agora sem pescoço!...
Fui ainda mais longe – na procura da verdade deveremos ir sempre até ao fim, sem resignação. Vai dizer-me que me tirou um rim para pagar a prestação da casa, antecipei. Não! tal também não podia ser, não sentira a mínima dor nos últimos tempos e a minha derradeira ecografia atestara dois rins sem pedra.
O que será, então? O que seria então?!
Continuávamos em pé naquele corredor cheio de movimento, eu, ela e as minhas interjeições. Gaguejo sempre quando não consigo dizer mais nada. Gaguejar é a minha arma de arremesso para retardar as coisas, todas as coisas. Naquele momento gaguejei na tentativa de lhe sacar o que já havia de ter sido dito sem ser sacado. Naquele momento gaguejei tentando que ela me matasse logo ali com tal tão pavorosa notícia.
A investida seguinte nos caminhos do meu pensamento levou-me a uma doença grave da qual ela seria portadora. Tenho medo de doenças de qualquer tipo, que fará das graves!
Por fim...
Eu já fui casada, disse ela tentado encarar-me.
Ufa!... – eu não disse “ufa” mas disse-o o meu suspiro de conforto. Ter sido casada não era, nem de longe nem de perto, o mesmo que ter sido homem ou ter tido a sífilis. Porra! matam-nos do coração estas gajas que cultivam o suspense...

6 Bocas:

Anonymous Anonymous Disse...

Elle n'est pas malade... Tu peux reprendre tranquillement le cours de ta petite vie.

1:12 PM  
Anonymous Anonymous Disse...

Gostei!Fizeste-me sorrir e sentir um grande carinho por ti!As férias foram boas?

6:29 PM  
Anonymous Anonymous Disse...

ok.
ta bem.
não é Dan Brown mas ta quase la.
achava mais piada se ela lhe dissesse que o tinha traido com um careca de sessenta anos com problemas de infertilidade mas pronto.
nao se pode ter tudo.
assim...
fico a ler "o culto do suspense" tentando encontrar algo que crie em mim ansiedade...

quem es tu?-perguntas.
não sei!-respondo.
é "o meu culto do suspense"

Pensativo?
Talvez?
Não!
Claro que sim!

Em breve saberás quem sou...

GRITO

12:25 AM  
Blogger Temp Disse...

;-) Só podes ser tu.

12:52 PM  
Anonymous Anonymous Disse...

eu não disse que em breve saberias quem eu sou?
bem, so não imaginava que breve fosse BREVE.
é engraçado como certas palavras podem significar aquilo que realmente significam.
são coisas da vida.
ora aqui está uma palavra com diversos significados:VIDA.
começo a divagar.
não gosto quando começo a divagar.
divagar é fugir.
nao fujas.
nao divagues.
diz o que tens a dizer.
nunca digas "só podes ser tu" porque eu posso não ser o tu que procuras.

2:07 PM  
Blogger Temp Disse...

:-)

7:46 AM  

Post a Comment

<< Home